
Envelhe...SER
As tradições normalmente identificam o mais velho, o sênior, como aquele que detém um saber especial. No Esoterismo Ocidental, o arquétipo do Velho Sábio e da Grande Mãe representa essa sabedoria. Antes, eram poucos os velhos; hoje, somos muitos.
Se, por um lado, deveria haver uma sabedoria nessa etapa, por outro, na sociedade atual, há muita insegurança e até mesmo preconceito contra os mais velhos (etarismo). Por isso, a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde definiram a Década do Envelhecimento Saudável (2020-2030).
Conectado com essas perspectivas, bem como com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), na qual se situam muitas das práticas tradicionais dos Ensinamentos Rosacruzes, ENVELHE...SER: Anciãos em busca da Sabedoria será um ciclo de encontros mensais ao longo do ano R+C 3378 (2025/2026), centrado no desenvolvimento de competências para que as pessoas idosas possam ter mais autonomia e qualidade de vida, por meio do autodesenvolvimento na perspectiva da Tradição. Trata-se de uma das atividades de utilidade pública da Loja Rosacruz São Paulo AMORC, portanto, é aberta à comunidade.
Nesses encontros, vamos explorar as fragilidades e potencialidades da terceira idade, aquilo que não sabemos, aquilo que tememos — “a sombra”, como diria Jung — para que, ao conhecê-la, possamos vencê-la e permitir que a luz da sabedoria do Velho Sábio e da Grande Mãe se manifeste.
O grande escritor Ernest Hemingway nos mostra esse embate entre luz e sombra na luta do velho Santiago contra o grande peixe em O Velho e o Mar. É em busca dessa epopeia, que é a própria vida, que trilharemos nesses encontros. Os encontros visam à capacitação da pessoa idosa, e não ao assistencialismo. Assim, vamos revisitar as práticas rosacruzes de harmonização e saúde, as histórias de vida, estudar os setênios, como nos ensinaram Harvey Spencer Lewis e Rudolf Steiner, e descobrir fórmulas para que o envelhecimento seja luminoso.
OBJETIVOS
GERAL:
•Refletir e aprender sobre a vida na terceira idade.
ESPECÍFICOS:
•Valorizar a sabedoria inerente à faixa etária;
•Fomentar competências para manutenção da autonomia, autocuidado, autoconhecimento;
•Oferecer técnicas esotéricas de bem-estar (meditação aberta)
•Oferecer ambiente de estudo (biblioteca)
•Oferecer ambiente de desenvolvimento humano (palestras e cursos)
DINÂMICA DOS ENCONTROS
·Harmonização com práticas alternativas e complementares (sons vocálicos, canto, dança, meditação)
·Estudo (leis biográficas, direitos, equipamentos públicos)
·Roda de conversa (contação de histórias de vida)
·Leituras
·Vídeos
·Arte

